Cantinho de maquiagem – Parte II – Espelho Camarim

24 out

Olá meninas, tudo certinho? Fiquem felizes porque o post de hoje SIMMMM é sobre o tal do camarim que há séculos estava montando. Uhuuu! Vou tentar explicar o mais detalhado possível sobre o projeto e a iluminação, espero que consiga. Vamos lá?

Primeiramente para aguçar as leitoras e leitores do Putz!, coloco uma foto do projeto:

Até aqui parece como um camarim normal como já vimos muito por ai, correto? Nãoooooo, este é diferente. Bom, começou como outro qualquer, mas o resultado é todo diferenciado.

1)      Montagem

Para as medidas do espelho camarim usei de base a largura da escrivaninha que comprei para usar de penteadeira -(https://putzarrasou.wordpress.com/2013/10/21/conhecendo-meu-cantinho-de-maquiagem-parte-i-organizacao/).

Ah, o projeto foi desenvolvido pelo papis (uhuuuu) desde as medidas corretas até o circuito de iluminação. Já a montagem foi um conhecido que trabalha com marcenaria quem fez.

É como se fosse um caixote com furos para as lâmpadas, mas para ficar mais profissional, usei spots na cor branca.

 Abaixo seguem as medidas do projeto:

Total: 1,20 x 100cm

Espelho: 93 x 75cm

Laterais: 13 cm

Detalhes: 1,5 cm

Spots: 9cm de diâmetro.

Obs: Optei aqui também pela madeira na cor branca para melhor refletir a iluminação e combinar com a penteadeira. ;D

2)      Iluminação

Esse aqui já foi tópico mais discutido. Pesquisei durante muito, mas muito tempo mesmo sobre a melhor forma de iluminar, sobre tipos de iluminação e, claro, iluminação para maquiagens. Tive que desbravar neste assunto e entender sobre lâmpadas de filamentos, frias, tons, cores etc… UFA!

No fim achei um vídeo que resume bem o ideal da iluminação para maquiagem. Recomendo que assistam:

Viu o vídeo mais ainda não entendeu?

Basicamente é assim:

Para uma iluminação perfeita, precisa existir focos de luz vindos de todas as direções para evitar a formação de sombras. Ok, mas o que tem formar sombras? Como no próprio vídeo exemplifica, muitas vezes as pessoas se esquecem de maquiar, geralmente, onde a luz não bate. O pescoço seria o caso mais comum, além de prejudicar também na tonalidade e cores das sombras por exemplo. Você não quer sair com um lado do rosto super poderoso e forte e no outro todo xoxo né?

Lâmpadas amarelas:

 Conhecidas também como quentes, incandescentes ou lâmpadas de filamentos, são excelentes porque mantém o mais fiel possível as cores.

Lâmpadas brancas:

Conhecidas também como frias ou fluorescentes são as que mais iluminam, porém não são tão fieis nas cores. Já reparou que muitos vídeos com tutoriais as moças parecem estar com um aspecto de cara lavada, meio sem cor, sem vida? Exatamente por isso! A maioria das gurus utilizam apenas as lâmpadas frias para iluminar o ambiente.

O que fazer?

Resolvi então, intercalar as lâmpadas, usando o que cada uma tem de melhor.

Boa iluminação das brancas, e a fidelidade das cores das amarelas!

 

 Resultado:

 

3)      Interruptores e dimmers

Tudo certinho até aqui, porém eu gostaria de ter a opção de poder usar somente as lâmpadas brancas e somente as lâmpadas amarelas dependendo da situação. Solução mega engenhoca do pai: cada jogo de lâmpadas tem seu próprio interruptor!

 

1)      Jogo 1 de luz amarela

2)      Jogo de luz branca

3)      Jogo 2 de luz amarela

Vocês devem estar se perguntando o porquê da luz amarela estar divida entre 2 jogos. Mais uma engenhoca maravilhosa do pai: Dimmers!

Mas hein? O que é dimmer?

São nessas horas que o Wikipédia salva geral:

Dimmers são dispositivos utilizados para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga. Eles consistem de gradadores que, através da diminuição ou aumento da tensão, controlam a intensidade da luz produzida pela mesma. Um dimmer tem como objetivo fazer com que aumente ou diminua a intensidade luminosa através de um potenciômetro, que auxilia nessa operação. (Fonte: Wikipédia).

 

Infelizmente apenas em lâmpadas com filamentos os dimmers funcionam, mas tudo bem! Está ótimo, assim. Foram feitos 2 circuitos. Em cada circuito um jogo de lâmpadas. Mais opções, mais controle. Nas imagens abaixo dá para ver cada circuito iluminado separado.

  

Projeto completo:

 

Aqui coloco também um exemplo de fotos com cada iluminação, para provar que sim, elas fazem toda a diferença:

 

Abafem a cara de fantasma! hahahaha

Ahhhh  e não deixe de conferir o vídeo abaixo na qual mostro como funciona os interruptores e os dimmers!  =)

 

19 Respostas to “Cantinho de maquiagem – Parte II – Espelho Camarim”

  1. Mirian outubro 25, 2013 às 1:16 pm #

    Adorei as dicas, eu não entendo nada de iluminação e me ajudou muito saber disso.
    Vou precisar para montar o meu cantinho.
    Parabéns.
    Beijos

  2. Bruna Reis outubro 25, 2013 às 3:07 pm #

    Uauuuu!!!! Ai eu quero um pai desses pra mim! hahaha
    Ameeei! Ficou muito bonito,mas principalmente, que diferença hein amore? Na foto com as duas luzes dá muita realidade!
    Gostei bastante!
    beeeejo

    http://beautystopblog.wordpress.com

  3. Gabi outubro 25, 2013 às 5:54 pm #

    Ameeeei demais todo o seu cantinho! Seu pai é maravilhoso hein! Preciso de um destes!! rsrsrs

  4. mahsimas outubro 26, 2013 às 2:44 am #

    Nossa, vc mandou bem de mais!!!!
    Esse espelho ficou PERFEITO!!!
    Seu pai é top viu?
    Beijos e ótimo final de semana ;***

  5. Roberta outubro 26, 2013 às 5:45 pm #

    Adoreiii *-*

  6. bloggarotabonita outubro 26, 2013 às 7:54 pm #

    noossaa, a ideia das luzes intercaladas eu AMEIII, vou copiarrrr =]
    adoreeeei mesmo o post

  7. blogdaquiprafrente novembro 9, 2013 às 2:46 am #

    Hoje tive um tempinho e vim conferir o link que você me mandou!
    Parabéns, ficou muito bom, não sabia sobre esse jogo de luzes e cores, adorei o resultado da ultima foto!
    Beijoos

    http://blogdaquiprafrente.wordpress.com/

  8. Ariane fevereiro 13, 2014 às 9:30 pm #

    Boa noite! Adorei sua idéia sobre o camarim. Há algum tempo venho procurando um camarim para meu namorado fazer….mas não tinha encontrado nada legal. A dúvida é sobre as lâmpadas.
    Quais você usou?
    Incandescente de 15w ou 40w? Pequena ou grande ?
    E a fluorescente quantos watts?
    Qual o modelo dos spots?

    Obrigada!!!

    • luspellman fevereiro 15, 2014 às 11:58 am #

      Olá Ariane, vamos ver se consigo te responder, rs.

      Lâmpada branca: 11w 127v 6400k 50-60Hz (marca Llum)
      13cm de altura x 5 largura

      Lampada Incandescente Soft 40w 127v (marca Osram)
      7m de diâmetro.

      A marca do spot não saberei te informar porque foi o marceneiro que realizou o projeto quem comprou.

      Espero que estas informações te ajudem! Depois me mostra o resultado!

      Bjos

  9. Débora Rodrigues abril 30, 2014 às 6:57 pm #

    Olá …
    Primeiramente Parabéns pelo blog (eu não conhecia), e obrigada pelo amplo conhecimento compartilhado. 😉
    Estou fazendo alguns Sketches da minha mesa de ‘camarim’, para mandar marceneiro fazer também.. Mas estou com algumas dúvidas, se puder me socorrer, ou perguntar pro seu pai .. rs rs

    Vou colocar em volta do espelho as lâmpadas intercaladas, frias e quentes também..
    Mas não sei qual distância colocar entre elas.. quanto você colocou?

    E vi que vc respondeu aí em cima, que colocou as lâmpadas brancas de 11w e as incandescentes de 40w ..
    Queria saber se a incandescente de 40w não esquenta muito??? Já que ela é a quente.. Tenho medo de acontecer de aquecer o ambiente em frente ao espelho enquanto estiver maquiando..
    Vi em outro blog que uma moça coloca as incandescentes dela de 25w só..
    O que você acha?

    Beijoss

    • luspellman maio 1, 2014 às 12:04 am #

      Olá Débora, que bom que gostou do post, fico feliz.

      Eu usei a de 40 nas amarelas por várias razões:

      1) Por questões estéticas, foi extremamente difícil achar lâmpadas brancas que fossem pequenas, pelo menos aqui onde eu moro. No tamanho que achei, optei por uma amarela que fosse pelo menos similar ao tamanho da branca para não ficar esteticamente feio ou uma iluminar mais que a outra.

      2) As de menos ws geralmente são aquelas bolinhas e elas não encaixariam no spot que consegui achar, assim se as usasse ficariam dentro da moldura, não sei se deu pra entender, precisava de uma lâmpada que ficasse toda pra fora para iluminar em todas as direções escondendo apenas a rosca. Se ficasse como a de led, reta com a madeira, eu não teria luz na lateral, o que dependendo da quantidade de lâmpadas no camarim poderia ocasionar sombras. Essa que eu escolhi tem uma “pontinha” antes de arredondar, que fica dentro do spot (como essa: http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?Codmer=1035120&Midia=9984&utm_source=PescaPrecos&utm_medium=xml_Utilidades%20Dom%C3%83%C2%A9sticas&utm_content=L%C3%83%C2%A2mpadas_1035120&utm_campaign=0)

      3) Quanto menor o ws, menos esquentam, mas também menos iluminam.

      4) Como tenho o dimmer nas lâmpadas amarelas, posso ajustar a intensidade conforme a minha necessidade ou mesmo deixá-las apagadas se preferir.

      Mas de maneira geral, eu trabalhei com o que consegui encontrar na minha cidade, mas se você conseguir em tamanho menor, faça um teste, veja o que mais lhe agrada, porém sugiro que procure por Incandescente Soft, aquela com acabamento branco, a tradicional arde os olhos se olharmos diretamente por muito tempo.

      Se esquentam?
      Não vou mentir, esquentam sim, diferente das brancas, dá um calorzinho na hora de maquiar, rs, mas ao meu ver não é nada grave como se fosse derreter nem nada do tipo, qualquer coisa dá pra ligar o ventilador também…. hehehehe. Mas acho que não dá pra ficar sem as amarelas, as brancas são ótimas, mas tiram um pouco da cor.

      Quanto ao espaçamento entre as lâmpadas, depende do que você prefere, tem que ser uma distância que pelo menos não faça sombra no rosto. Meu pai disse que a quantidade que eu usei era desnecessária, mas eu sou exagerada em tudo (ahahahaha). Quanto mais luz melhor!!! Mas isso vai depender muito do seu projeto, do tamanho do espelho, do tamanho do seu spot. Seu marceneiro vai ter que fazer as contas e ver o que fica melhor.

      No meu caso (novamente) entra o quesito estética (sou designer, dá pra entender pq fico tão neorótica com isso né, rs). O spot tem 9 cm de diâmentro, assim o espaçamento entre eles também é de 9.

      Acho que é isso, espero ter respondido todas as suas dúvidas. E se der, me mande fotos do projeto finalizado, vou adorar ver =)
      (meu e-mail: luciana_spellman@yahoo.com.br).

      Abraços!

  10. Carol França julho 31, 2014 às 6:05 pm #

    Oi!!!

    Seu espelho é perfeito! Sem dúvida será a minha inspiração para o meu cantinho.

    Mas me tira umas dúvidas? Primeiro queria saber esse acabamento ao redor do espelho,é madeira? Não entendi muito bem esse acabamento externo e interno.

    Queria saber também o pq vc o optou por dois jogos de luzes amarelas? Não poderia ser um jogo branco e um amarelo e o um dimmer para regular a intensidade do jogo amarelo? Tem alguma diferença entre dois jogos e um jogo amarelo?

    Beijos!

  11. carolina alanis abril 30, 2015 às 1:41 pm #

    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii, esra tudo que eu precisava!!! Obrigada por partilhar essa ideia incrivel. Parabéns.

  12. Martins dezembro 27, 2015 às 2:46 pm #

    Vendo Lâmpadas a led que são super econômicas e esse documentário foi muito importante para mim, pois uma cliente quer que eu dê um spot para o marceneiro faça a penteadeira para sua filha e agora sei lhe oferecer a iluminação certa para ela, mesmo porque tenho lâmpadas a led própria para dimer também. Gostei muito das informações foi muito útil para mim, obrigado.

  13. Rb abril 19, 2016 às 5:57 pm #

    Querida,

    Você pode informar a potência das lâmpadas que utilizou?

  14. Camila Sudano abril 28, 2016 às 7:24 pm #

    Olá!
    Estou justamente nesse processo de escolher a iluminação para a penteadeira e foi muito bom ter achado seu blog aqui nas minhas pesquisas das lâmpadas! Não conhecia e também não tenho/tinha entendimento nenhum sobre a iluminação!
    Muito Obrigada!

  15. Cibele Caldas maio 20, 2016 às 2:47 pm #

    Amore… À luz do teto do seu quarto interfere? É branca ou amarela? Beijinhoooo

  16. ana rogeria souza rangel maio 27, 2016 às 6:41 pm #

    oi.. qual a lampada que voce utilizou?

  17. Mônica julho 29, 2016 às 3:09 am #

    Eu amei. Mas queria saber quais lampadas usou? Os whats de cada uma. Nunca encontro isdo descrito nos projetos.

Deixe um comentário

